Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Resenha de livro: Fúria vermelha

furiavermelha
Sinopse:
Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Fúria Vermelha, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. ‘Fúria Vermelha’ será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.

Por Patricia 
Resolvi ler Fúria Vermelha por indicação de quem sabe que sou fã de distopias e ficção científica; li a sinopse e contracapa e fiquei animada. Durante a trama posso garantir que não fui decepcionada.
Pierce Brown conseguiu tecer um enredo intenso, inteligente, cruel e que promete se aprofundar nos próximos livros, sua crítica à sociedade atual não passa despercebida. Sua escrita me cativou e, sem perceber estava envolvida com a história.
Contado em primeira pessoa, pelo personagem Darrow, um trabalhador determinado pertencente aos “vermelhos” de 16 anos, em Marte, confesso que foi refrescante encontrar, finalmente uma narrativa masculina.
O autor divide o livro em partes e apresenta o cenário “TerraTransformado” de planetas e luas, e situa o leitor em uma intrincada pirâmide social, representada por cores.
A partir disso, desenvolve a trama baseada na revelação das mentiras aos olhos que o protagonista, que a princípio parece tão alienado como os outros, mas que vai desvendando e crescendo, junto com o leitor.
Essas mentiras mantém a ordem social às custas da exploração do trabalho e da vida dos menos favorecidos e, como em toda boa distopia que se preze há o início de uma revolta contra essa opressão.
“Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a guerra.” – p. 11
Vocês não me seguem porque eu sou o mais forte. Pax é o mais forte. Vocês não me seguem porque eu sou o mais inteligente. Mustang é a mais inteligente. Vocês me seguem porque não sabem para onde estão indo. Eu sei.” – p. 371
Achei seus personagens super bem construídos e com um objetivo no desenrolar da trama, que tem muita ação e situações nas quais vemos os personagens sofrerem perdas e transformações mas conseguirem manter seus ideais e caráter.

Trilogia Fúria Vermelha (Red Rising)
Fúria Vermelha (livro 1)
Autor(a) Pierce Brown
Páginas 468
Editora Globo
Ano 2014
Assunto Literatura Estrangeira – Ficção Científica
Idioma Português
Valor: R$ 20,48 no Submarino

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Informação

Publicado às 11/09/2015 por em Literatura e marcado , .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

#harrypotter #harrypotter20 #harrypotter20thanniversary #harrypotter20 Li os dois primeiros e amei! Aguardando ansiosamente pelo terceiro!!!!! Mais livros por favor!
Design by Patrícia
