Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Bienal RJ 2015

Bienal RJ 2015

Por Sue Lima

A Bienal do RJ é um mega evento literário e este ano de 2015 não foi diferente. Muitos vieram de Estados diferentes para prestigiarem nossos autores nacionais e também os autores estrangeiros convidados. Vou lhes contar um pouco sobre a minha experiência na Bienal RJ 2015.

A Bienal Rio teve seu início no dia 03/09 (quinta-feira) e eu fui logo no primeiro dia. O problema é que o local onde fica o Centro de Convenções Rio Centro está em obra para as Olímpiadas do ano que vem, e como se já não bastasse este transtorno, ainda peguei um ônibus em que o motorista sequer sabia o que era Bienal do Livro (Oi? Pois é, super verdade, tem gente que não sabe mesmo do que se trata. Oremos.), e por ele não saber, deixou a mim e a uma amiga há mais ou menos 1 Km do portão de entrada para pedestres. E então, seguimos a pé pelo caminho da roça – sim, caminho da roça, pois só era mato e lama, tudo bem, podem rir… – depois de uns 20 minutos de caminhada chegamos ao nosso objetivo e enfim pudemos esquecer o sacrifício que foi chegar até lá. Só mesmo muito amor pela leitura.

Nos outros dias em que fui, pedi carona ao meu marido e também a um casal de amigos, não iria mais me submeter ao transporte público, mas – e aqui eu coloco um grande mas – teve gente que se deu muito bem com o transporte público. Vai ver foi algo fora do padrão comigo e eu fiquei temerosa de passar novamente pelo sufoco. Quinta e sexta foram super tranquilos, mas no feriado de 7 de Setembro foi bem mais agitado: uma fila única enorme para entrar mesmo quem já possuía os ingressos, sorte que estava em constante movimento.

Um fato que me deixou alarmada foi o valor do ingresso. Sério, R$16,00 é de espantar, porque vamos pra lá fazer nosso cartão de crédito e débito chorarem o nosso dinheirinho suado e ainda temos que pagar uma entrada caríssima. Imaginem quantos livros uma pessoa que foi os 10 dias pagando o valor integral poderia comprar? É de ficar indignado mesmo…

bienal

Bem, passado todo o estresse pra chegar lá, o resto foi demais. Dividida em 3 pavilhões enormes e pelas cores Laranja – Entrada, Azul – Meio e Verde –  Final, o local estava cheio de atividades e entretenimento para crianças, adolescentes e adultos. Vi muitas excursões escolares e famílias inteiras buscando diversão por lá. O que me deixou angustiada foi ver bebês com menos de 6 meses no meio da muvuca, mas, cada pai deve saber o que é melhor para seu rebento.

Quanto aos stands das editoras e demais lojas, confesso que fiquei empolgada demais com o stand da Universo dos Livros, a Saraiva, a Arqueiro / Sextante, a Novo Conceito e o Grupo Record, pois eram stands grandes e com muitas opções de compra.

bienal 1

Os livros ofertados não deixaram nada a desejar! Muitos livros nacionais super requisitados, autores nacionais sendo lançados, autores internacionais chegando para bate-papo e autógrafos, livros, livros e mais livros. Foi simplesmente de pirar a mente de qualquer leitor que se preze. Os preços estavam acessíveis. Tinha stand com promoções maravilhosas do tipo compre 4 e pague 3 (sendo que o livro grátis era o de menor valor); livros custando R$10,00; livros a partir de R$3,00; e muitos livros para a criançada! Foi um verdadeiro show de preços apesar da crise econômica que vivemos atualmente.

E falando em autores, a minha felicidade foi tanta pois encontrei tantos autores nacionais com os quais mantenho contato pelo Facebook e que são super fofos e atenciosos! Cada autora com uma paciência, carisma e simpatia sem fim. Amei estar com elas e ter aquele rabisco especial em meus tesouros! Não tive a chance de estar com nenhum autor estrangeiro, mas a amiga que recebi aqui em casa esteve com todas, menos a Julia Quinn, que estava ultra mega disputada. E soube que para conseguir pegar senha para autógrafo da Colleen Hoover, teve gente que estava na fila desde às 3 horas da manhã! Pois é! E ainda tem gente que acha que a vida de leitor é só edredom e café quente!

bienal2

A criançada pôde se divertir em muitos stands, levei minha filha de 5 anos e ela adorou!! Até autógrafo do Pequeno Príncipe ela quis pegar e eu fui entubada em mais um livro! Hahaha. Ela adorou o stand de livros a R$5,00 e comprou alguns livros colorir e gibis. Também fez aquela carinha de “Gatinho de Botas” e eu acabei fazendo uma assinatura de gibis na Panini – o preço estava ótimo. Fizemos piquenique três vezes e ainda almoçamos por lá mesmo, pois tinha venda de comida mesmo – fora os fast foods da vida – na praça de alimentação. Foram quase 10 horas com ela e tudo transcorreu muito bem. Os banheiros estavam OK e as “tias” da limpeza eram muito solícitas, utilizamos bastante os bebedouros para encher nossas garrafinhas de água.

bienal3

Bem, é isso, espero que tenham gostado do meu relato e das minhas impressões do que foi o evento. Só posso concluir que esta Bienal foi um verdadeiro sucesso e segue foto do estrago que fiz! Hehehe. Beijos.

bienal4

6 comentários em “Bienal RJ 2015

  1. simone
    14/09/2015

    Muito Bem Sue tive a mesma impressão. Kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  2. Josilene Germanio
    14/09/2015

    Lindo amiga, como sempre VC tem lindas palavras e otima forma de se expressar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Roberta Freitas
    14/09/2015

    Nossa vc é sensacional,escreve maravilhosamente bem.
    Relato perfeito!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Informação

Publicado às 14/09/2015 por em Novidades, Turismo e Lazer e marcado , , .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

#harrypotter #harrypotter20 #harrypotter20thanniversary #harrypotter20 Li os dois primeiros e amei! Aguardando ansiosamente pelo terceiro!!!!! Mais livros por favor!
Design by Patrícia
