Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Chamado Harry Potter: Cientistas criam primeira capa ultrafina de invisibilidade

Por Patrícia

Ei você, fã do Harry Potter, o que você faria se tivesse uma capa da invisibilidade?

Tenho certeza que já sonhou com ela, uma das Relíquias da Morte!

Seu sonho pode estar perto de ser realizado!

capa-invibilidade-3

Tradução livre

Fonte Site Mashable

Por Alicia Marie Tan

http://mashable.com/2015/09/17/ultrathin-invisibility-cloak/?utm_cid=mash-com-fb-main-link#dvbBViodgZkp

CloakIllustration1

Esta é uma ilustração 3D do manto de invisibilidade de película ultrafina feito de partículas de ouro com nanômetros de espessura envolvidos em torno de um objeto 3D.

Créditos da imagem: Xingjie Ni

 

Mantos da invisibilidade do mundo bruxo são muito mais possíveis em nosso mundo do que você possa imaginar.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, foram capazes de fazer um pequeno objeto desaparecer usando uma capa de invisibilidade criada com uma película ultrafina – apenas 80 nanômetros de espessura. É a primeira vez que os cientistas foram capazes de alcançar tal ilusão usando essa técnica.

A capa é feita de minúsculas partículas de ouro, “nanoantennas” que redirecionam as ondas de luz para longe do objeto, tornando-o funcionalmente invisível. Enquanto o próprio manto é 2D, pode cobrir um objeto 3D.

Mantos anteriores tinham designs volumosos. Mas este, com 80 nanômetros de espessura, pode ser enrolado em torno de um objeto e deixá-lo livre de detecção óptica.

O chamado “metasurface” da capa foi desenhado para que a luz seja refletida “é a mesma premissa que a da luz refletida num espelho plano,” de acordo com a pesquisa da equipe. O estudo, modestamente chamada de “Um manto de invisibilidade de película ultrafina para a luz visível “, foi publicado na revista Science na quinta-feira.

Porque a intensidade refletida é próxima a de um espelho, não só é o objeto indetectável, mas assim é a capa. “Contanto que o ‘metasurface’ seja projetado corretamente”, diz o estudo, “tanto o recipiente quanto os objetos dentro do contêiner ficarão invisíveis.”

Ao contrário de tentativas anteriores de uma capa de invisibilidade, este projeto é escalável – capaz de cobrir objetos maiores sem aumentar a espessura do manto, e capaz de esconder objetos que têm bordas afiadas e picos. “Talvez no futuro, as pessoas possam usar isso como decoração ou vestimenta”, disse Xingjie Ni, um professor assistente na Universidade Estadual da Pensilvânia, que concebeu a ideia de investigação e liderou a equipe, ao site Mashable.

Embora esta seja a primeira vez que os pesquisadores foram capazes de esconder um objeto com a técnica ultrafina desta equipe, capas de invisibilidade têm sido estudadas há cerca de uma década. Andrea Alù, um professor da Universidade do Texas em Austin, tem estudos nesta área desde 2005.

Sua pesquisa usou tecnologia “ativa” para proteger objetos – ou seja, ele precisava de eletricidade. As obras de Ni utilizam-se de  superfície “passiva”, que não requer energia.

“Eles realmente conseguiram produzir pequenos detalhes em uma superfície, para alterar a forma como ela espalha a luz”, disse Alù Mashable. “Isso mostra o poder de nanofabricação e é emocionante ver outro importante avanço em óptica proveniente de superfícies artificiais nanoestruturados.”

 

Anúncios

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18/09/2015 por em Novidades e marcado .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

Li os dois primeiros e amei! Aguardando ansiosamente pelo terceiro!!!!! Mais livros por favor! Esta chegando em julho mais um!!! @editoraarqueiro #romancearqueiro #romancedeépoca
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: