Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Cinderelas no Outubro Rosa

Por Patrícia.

staff1cm copy

Infelizmente cada um de nós conhece alguém próximo ou uma familiar que teve câncer de mama. Minha sogra venceu um câncer de mama recentemente, diagnosticado e tratado precocemente, a mãe de nossa blogueira Vanessa e sua família também passaram por isso, o que demonstra que o câncer de mama atinge também os familiares.A  mãe do esposo de nossa blogueira Fernanda, infelizmente perdeu a batalha. Enfim o câncer de mama é uma realidade difícil que deve ser encarada de frente.

Neste sentido, acreditamos na importância e engajamento das esferas sociais em campanhas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, o que traz melhor prognóstico quando ocorre nos estágios iniciais.

No mês de outubro ocorre em todo o país, ações que integram o “Outubro Rosa”, a principal campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres neste sentido.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer:

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia foram esperados para o ano de 2012,
em todo o mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. Suas taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do mundo.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para 2014 e 2015, que sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro–Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil).

Se diagnosticado e tratado oportunamente, é um câncer considerado de bom prognóstico, no entanto, no Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados e principalmente pela morosidade do sistema público de saúde em oferecer tratamento e medicamento no tempo adequado.

Vídeo do auto-exame

 

Todas as mulheres devem fazer o auto-exame (prática simples e que salva milhares de vidas)

e as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico, disponibilizado em maiores escalas neste mês em campanhas realizadas por diversas organizações.

Informação salva vidas!

Fontes:

http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/outubro-rosa.asp

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama

http://177.135.248.189/ws/campanhas/2015/outubro-rosa/#

Anúncios

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 01/10/2015 por em Novidades e marcado , , .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

#harrypotter #harrypotter20 #harrypotter20thanniversary #harrypotter20 Li os dois primeiros e amei! Aguardando ansiosamente pelo terceiro!!!!! Mais livros por favor!
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: