Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Resenha Livro: O Projeto Rosie

Por Debora

o projeto rosie

“Eu não estava programado para sentir amor. E fingi-lo não era aceitável. Não para mim.”

Don, tinha várias certezas sobre si mesmo e uma delas é que existia algo nele que repelia as mulheres, porém está decidido a encontrar uma esposa. Então, resolve voltar toda sua inteligência e tratar esse problema como tudo em sua vida, utilizando uma metodologia científica de forma a aproveitar melhor o seu tempo, que era totalmente cronometrado para cada atividade, até que Rosie surge e bagunça toda a sua rotina, força sua mente a se reprogramar em algumas situações, o faz questionar toda a sua vida, redescobrir a si mesmo e questionar outras, mas infelizmente ele é incapaz de sentir, pois o sentimento não é algo lógico.

Um romance inteligente, que nos cativa pela inocência do personagem principal, por sua vontade de se encaixar num mundo que não compreende totalmente mas o aceita da melhor forma que pode. Totalmente despretensioso, Graeme Simsion nos mostra um mundo diferente do que estamos acostumados a ver, sob a ótica de quem “estava programado de modo diferente”, e o acompanhamos em sua descoberta de que pode mudar algumas coisas em sua programação desde que verdadeiramente motivado. Descobrimos com ele que “Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica”, mesmo para quem se acha incapaz disso.

Comecei a ler o livro e não me conectei com ele logo no início, porque estou muito acostumada a uma interação entre os personagens principais nos primeiros capítulos e neste, primeiro conhecemos Don e suas dificuldades, sua vida, compreendemos como sua mente funciona para depois o romance começar a desenrolar, depois passamos a entendê-lo e torcer para que sua busca tenha êxito, não conseguimos mais largar o livro. E a leitura vale a pena. O autor aborda alguns aspectos do autismo e foi muito feliz em fazer-nos viver dentro de Don para podermos compreender esse mundo que ainda é tão desconhecido.

Ficha Técnica

Titulo: O projeto Rosie

Autor: Graeme Simsion

Editora: Record

Ano:2013

Páginas: 320

Categoria: Romance Estrangeiro

Sinopse

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.

Exceto as mulheres.

Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.

Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.

O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Anúncios

Um comentário em “Resenha Livro: O Projeto Rosie

  1. janisedantas
    23/03/2016

    Eu gostei do metódico Don Tillman, não iria querer para mim hehhehehe
    Achei o livro uma bela distração
    Gostei da sua resenha lindinha
    Bjoo

    Curtir

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 05/10/2015 por em Literatura e marcado , , , .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

Lançamento em jan 2018!!!!! #juliaquinn #editoraarqueiro  Primeiro livro da duologia Irmãs Lyndon

SINOPSE: Considerada a “rainha dos romances de época” pela Goodreads, Julia Quinn já atingiu a marca de 10 milhões de livros vendidos.

Mais lindo que a lua, primeiro livro da série Irmãs Lyndon, é uma história irresistível sobre reencontros e desafios, romantismo e perseverança.

Foi amor à primeira vista. Mas Victoria Lyndon era a filha do vigário, e Robert Kemble, o elegante conde de Macclesfield. Foi o que bastou para os pais dos dois serem contra a união. Assim, quando o plano de fuga dos jovens deu errado, todos acreditaram que foi melhor assim.

Sete anos depois, quando Robert encontra Victoria por acaso, não consegue acreditar no que acontece: a garota que um dia destruiu seus sonhos ainda o deixa sem fôlego. E Victoria também logo vê que continua impossível resistir aos encantos dele. Mas como ela poderia dar uma segunda chance ao homem que lhe prometeu casamento e depois despedaçou suas esperanças?

Então, quando Robert lhe oferece um emprego um tanto incomum – ser sua amante –, Victoria não aceita, incapaz de sacrificar a dignidade, mesmo por ele. Mas Robert promete que Victoria será dele, não importa o que tenha que fazer. Depois de tantas mágoas, será que esses dois corações maltratados algum dia serão capazes de perdoar e permitir que o amor cure suas feridas? Novo romance da Christina Lauren! Louca para ler! Gostei muito desta história! Totalmene surpreendente! #romancedeépoca #juliaquinn #arqueiro Muitos Hp Trinity College Library
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: