Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Autora convidada: Mariana Kalil

Por Mariana

marikalil

Jornalista formada pela PUC-RS, Mariana Kalil escreve diariamente no blog Por Aí. Trabalhou nas redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil, revista Donna da RBS e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou roteiro, edição e direção de cinema na Escola Superior d’Imatge i Disseny de Barcelona. É autora de “Peregrina de Araque: Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio” e “Vida Peregrina: Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado”, ambos publicados pela Editora Dublinense.

Mariana, nos conhecemos na quarta série do ensino fundamental, e tu sempre gostaste muito de escrever, não é? Já tinha ideia que serias escritora?

Não. Isso nem me passava pela cabeça. Escrevo diários desde os 12 anos, mas era muito mais para entender o que se passava na minha cabeça e colocar as idéias em ordem do que como uma projeção para o futuro. Eu queria ser apresentadora de telejornal.

Como foi a ideia do teu primeiro livro?

Surgiu por acaso. Fui convidada para acompanhar uma viagem de peregrinação religiosa por Egito, Jordânia e Israel para produzir uma reportagem para o jornal Zero Hora. Diariamente, à noite, quando voltava para o hotel, relatava o dia em emails para a minha família. Quando voltei, meu pai observou que a compilação daqueles emails renderiam um livro. E assim Peregrina de Araque nasceu.

E a inspiração do segundo livro?

Como foi uma parceria que deu certo com a editora Dublinense, a própria editora me provocou para um segundo livro. Eu comentei que a minha vida pessoal e profissional tinha sido uma espécie de peregrinação por várias cidades e surgiu o Vida Peregrina, um relato  autobiográfico.

Dia 14 estás lançando teu terceiro livro: Tudo tem uma Primeira Vez (14 de outubro, quarta-feira, a partir das 18h30min, lançamento com sessão de autógrafos na Saraiva do Moinhos Shopping).

Estaremos lá na fila de autógrafos. Do que se trata este livro?

O livro possui 28 crônicas, como uma viagem ao passado remoto e recente, relembrando episódios sublimes e bizarros. No texto inicial do livro, explico: “Estamos sempre experimentando sucessivas estreias que se acumulam ao longo da nossa trajetória – seja a viagem a um destino desconhecido ou a surpresa com a descoberta de algum sabor inusitado. O repertório nunca acaba. Sempre existirá uma novidade. Para tudo, haverá sempre uma primeira vez.”

Quais teus planos agora? Vais continuar escrevendo? Já tens uma nova ideia para um próximo livro?

Quero escrever sempre. Tenho várias idéias para futuros livros, mas agora está sendo o momento de aproveitar o nascimento deste novo filho.

Quando tu escreves pensa em tocar de alguma forma teu leitor?

Sempre. Acredito que todo escritor busca uma identificação a fim de que seja compreendido em seus pensamentos e idéias e eu procuro ser o maus genuína e autêntica possível.

Ficas nervosa se vão gostar de teus livros a cada lançamento?

Eternamente. Tenho pesadelos que vou ficar sozinha no dia do lançamento!!

mari3

Link para venda

Convidamos a todos a prestigiarem o lançamento de Tudo tem uma Primeira Vez , dia 14 de outubro, quarta-feira, a partir das 18h30min,  com sessão de autógrafos na Saraiva do Moinhos Shopping, Porto Alegre, RS.

Outros livros da autora:

peregrina-280

Livro: Peregrina de Araque: uma jornada de fé e ataque de nervos no Oriente Médio

Numero de paginas 144

Editora Dublinense

Link de venda

Texto de divulgação da Editora:

“O que uma jornalista do mundo da moda faria no meio de um grupo formado por um frei, um padre e 35 fiéis em pleno Oriente Médio? Esse é o ponto de partida de Peregrina de araque, um relato descompromissado, divertido e politicamente incorreto dos apuros e descobertas vividas por uma peregrina acidental no Egito, na Jordânia e em Israel.

Devorei Peregrina de araque numa tarde. Mariana é daquelas autoras inteligentes que se divertem enquanto escrevem, o que é sempre um presente para o leitor.

Martha Medeiros

vidaperegrina280

Livro: Vida peregrina: uma jornada de desequilíbrios, tropeços e aprendizado

Numero de paginas 160

Editora Dublinense

Link de venda

Texto de divulgação da Editora:

“Quando uma jornalista resolve arrumar as malas e ir embora, o que pode acontecer? Esta é uma história que envolve várias trocas: de cidade, de país, de estado civil, de emprego, de humor. Uma jornada onde chorar, aprender, cair e levantar é importante. Mas fazer graça é fundamental.

Mariana Kalil compartilha, neste divertido relato, suas improváveis aventuras e desventuras, sempre acompanhada do adorável (e não menos peregrino) Bento, seu fiel escudeiro lhasa apso.

Produzir um relato pessoal, sem vergonha de mostrar os tropeços e erros e aceitando rir de si mesma é tarefa que poucos alcançam com sucesso. Em seu primeiro livro, Mariana Kalil trouxe a inusitada jornada pelo Orienta Médio. Agora, em Vida peregrina, o tema é a sua própria trajetória: as viagens de uma mulher que decide perseguir os seus sonhos, mesmo que ela não saiba bem quais são eles. São histórias com situações banais e mundanas do cotidiano, mas que trazem, em sua essência, as verdadeiras descobertas.Vida peregrina é um livro sobre viajar e ganhar o mundo e sobre voltar para casa.

A Mariana Kalil é tão autêntica no que escreve que, em um mundão onde as aparências raramente correspondem aos fatos, só podia mesmo virar personagem. Que recém-casada confessaria que adora estar de pijama em casa e que alimenta o marido a sopas? Que consumidora consciente contaria que compra coisas que deseja muito e que depois não usa? Que jornalista bem-sucedida mudaria tantas vezes de rumo? E, o mais incrível, que mulher bonita diria que já comeu nove brigadeiros antes de dormir? Essa sinceridade que a Mariana passa nas crônicas e no blog viaja com ela para lá e para cá. E vira textos leves e divertidos, mas nunca menos que inteligentes, como as próximas páginas vão mostrar.
Claudia Tajes”

PS – eu li todos e amei todos!!! Fica a dica!!!!!!

Anúncios

Sobre Mariana

Mariana. Gaúcha de Porto Alegre. Mãe, esposa, publicitária, blogueira, apaixonada por fotografia, viagens e ler. Principalmente romances históricos e policiais. Geek de coração, ama Star Wars e Harry Potter.

Um comentário em “Autora convidada: Mariana Kalil

  1. Pingback: Comentários da Mari: livros que eu li: 2014 | Cinderelas Literárias

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 07/10/2015 por em Literatura e marcado , , , .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

#harrypotter #harrypotter20 #harrypotter20thanniversary #harrypotter20 Li os dois primeiros e amei! Aguardando ansiosamente pelo terceiro!!!!! Mais livros por favor!
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: