Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Resenha: A jovem Alessia

Por Mariana e Dani Carlini.

Sinopse

França, século XVIII. Alessia é uma jovem simples e inocente, que vive numa fazenda vinícola com o pai, um conde amargurado que não tem carinho pela filha. Convidada pela princesa Anna, Alessia vai passar uma temporada na corte do rei Henri, seu padrinho, e lá se apaixona pelo jovem capitão Marcus de Lanpré, principal oficial da guarda real e braço direito do rei. Sofrendo por um amor impossível, já que era nobre e Marcus, um plebeu, Alessia enfrentará muitos obstáculos. Há lutas de espadas, festas, bailes, guerras, intrigas e um final inesperado! A descoberta do amor e do sexo, a vida conjugal e o valor das amizades, em meio a conflitos pessoais e familiares, recheiam este romance. Embora os muitos diálogos utilizem as formas verbais da segunda pessoa para dar um toque de época, o livro é fácil de ler, apresentando uma narrativa rápida.

O livro foi escrito com inspiração em antigos e consagrados romances juvenis da literatura internacional, tais como: “O Conde de Monte Cristo”, “Mulherzinhas”, “Ivanhoé”, etc., mas traz seguramente a marca da modernidade. As situações retratadas no livro não descrevem nenhum trecho da verdadeira história da França ou das famílias reais que lá viveram. No entanto, os detalhes históricos, principalmente sobre sucessão monárquica, sobre história dos costumes e outros de maior relevância, foram minuciosamente pesquisados com o intuito de dar veracidade à história.

Resenha

Gostamos muito do enredo do livro. Um conto de fadas. A própria escrita é de um conto de fadas: ..”O rapaz estava maravilhado, tal era a beleza da jovem”…” Foi amor à primeira vista, um sentimento de que já se conheciam, suas almas se reconheceram”.

No início do livro os personagens são mostrados sem grandes e mirabolantes traumas e dramas: o rei bonachão com sua filha única mimada, o capitão da guarda real, assim meio Lancelot, uma afilhada gata borralheira. Uma corte sem muitas intrigas, e tudo no reino imaginário de uma França do séc. XVIII, na capital do reino Verlaines. Acreditamos que as meninas infanto-juvenis vão se deliciar com as aventuras de Ana e Alessia pelo castelo e cercanias.

Mas então, uma atitude egoísta que se transforma em um escândalo, ocasiona uma reviravolta e muda a vida de alguns personagens. Vemos uma menina frágil ganhar confiança e força para lutar por aquilo que acredita ser o certo. Uma amizade que se prova mais que especial. Segredos que vem à tona, apesar que já estávamos desconfiadas de alguns bem no início do livro. Mas isso só instigou mais curiosidade para terminar de lê-lo. Acompanhamos o dia-a-dia dos personagens e  sentimos suas angústias e dúvidas e torcemos para que eles façam as escolhas certas.

A Jovem Alessia é um livro delicado, de fácil leitura e com muitos ensinamentos sobre amor, amizade e perseverança. Um livro que vale a pena ser lido por todas as meninas, mas sem esquecer que a realidade pode ser um pouco diferente. Achamos a capa muito bonita, conseguiu transmitir o amor dos dois.

O lançamento do livro físico será em meados de Abril e já tem sessão de autógrafos do lançamento do livro impresso com data marcada! Será em 30.4.2016, na Livraria Leitura do Shopping Parque Dom Pedro Campinas, às 15:00.

Não percam!

Ficha técnica

Título: A Jovem Alessia

Autora: Louise Bennett

378 páginas

Editora Forsaken

Links para compra:

Amazon e-book
Pré-venda livro físico

Anúncios

Sobre Mariana

Mariana. Gaúcha de Porto Alegre. Mãe, esposa, publicitária, blogueira, apaixonada por fotografia, viagens e ler. Principalmente romances históricos e policiais. Geek de coração, ama Star Wars e Harry Potter.

5 comentários em “Resenha: A jovem Alessia

  1. janisedantas
    23/03/2016

    Um livro para distrair, pelo que parece, a “menina” aqui gosta de livro assim. Já vai para lista (esse blog é minha perdição!)
    Só estranhei a resenha na terceira pessoa do plural, mas fora isso, parabéns!
    Bjoo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mariana
    23/03/2016

    A resenha foi a quatro mãos……por isso na terceira pessoa do plural 😉

    Curtido por 1 pessoa

    • janisedantas
      23/03/2016

      Depois que eu comentei eu vi lá em cima hehehehe perdoa a estupidez.
      Recebam meus beijos cheios de vergonha

      Curtido por 2 pessoas

      • Mariana
        24/03/2016

        Também a gente fica mudando tudo mil vezes, rs

        Curtir

  3. Pingback: 5 romances de época maravilhosos escritos por brasileiras | Cinderelas Literárias

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22/03/2016 por em Resenhas.
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

Aqui estamos assim.... e vocês?
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: