Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Resenha: Destino de Ally Condie

Por Débora.

E se a sociedade escolhesse com quem você vai passar o resto da vida?

Na lista dos mais vendidos do New York Times

“Destino é uma estreia maravilhosa. Uma verdadeira cartilha para encorajar os jovens a sempre questionar.”  – Los Angeles Times

Resenha:

Destino é o primeiro livro de uma trilogia distópica, um dos meus gênero preferidos, nele, a vida das pessoas é controlada pela Sociedade, que aprimorou um sistema de governo baseado em probabilidade matemática, onde o valor ideal é o que deve sempre ser seguido e o que é diferente é expurgado. Na verdade é uma vida boa, desde que você siga sempre as regras e não questione nada. As refeições são dadas pelo governo, com calorias calculadas para cada pessoa, levando-se em consideração a idade, atividade física, e livre de doces e gorduras, somente o suficiente para ser alguém saudável, tem gosto de nada, na maioria das vezes. O trabalho também é o governo quem escolhe, baseado em suas aptidões, bem como seu parceiro de casamento, escolhido matematicamente para ser seu par ideal. E a idade para se morrer com dignidade e saúde também foi calculada, 80 anos, nem um dia a mais. Tudo é controlado pelo Governo, nada pode ser criado ou inventado, há escutas dentro das residências, ao ar livre há sempre funcionários observando tudo o que acontece e caso você infrinja as regras, corre o risco de receber uma advertência e ninguém quer que isso aconteça. É neste mundo que vivem Cassia, Xander e Ky.
O livro é narrado sob o ponto de vista de Cassia e tem uma escrita um pouco detalhada, mostrando seus pensamentos enquanto vive acontecimentos simples do dia a dia. O enredo é o esperado em livros deste gênero, mas não é um livro de ação, é mais de reflexão sobre as regras impostas e a forma da personagem se desvencilhar deles, de pensar além, o que é difícil pois foi adestrada a não refletir sobre muitas coisas, apenas aceitá-las como certas e imutáveis. Na Sociedade as pessoas são tão vigiadas, que até seus sonhos são monitorados. Cassia é forte, sabe o que quer e acredita no sistema de governo que vive, mas se vê atraída pelo que não pode ter. Nessa hora entra o mocinho, pera! não, os mocinhos, o proibido e o perfeito, que está praticamente sobre uma bandeja pra ela, e foi sempre o que ela desejou em segredo, mas por alguma razão o outro, de olhos lindos, que ora são castanhos, ora azuis, é com quem ela gasta seus pensamentos e o sentimento que começa a lhe tomar conta faz com que comece a questionar tudo a sua volta. 
Quando o li fiquei esperando algo acontecer, porque ele dá essa sensação de suspense, só que a leitura avançava e nada acontecia, então foi um pouco enfadonha, mas o li até o final, afinal sou uma leitora compulsiva e aquele suspensezinho foi me levando até o próximo livro. Abaixo vai uma provinha do livro, que segue o mesmo compasso do início até o final da estória.
Leia o 1º Capítulo do livro clicando aqui!
Resenha do Livro Travessia, leia aqui!

DestinoSinopse: 

Em Destino, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.

Na cerimônia, Cassia recebe um micro cartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.

Notas da Editora Objetiva sobre o livro:

“Primeiro volume de uma trilogia, Destino, da autora americana Ally Condie, em poucas semanas figurou na lista do New York Times. Na distopia criada pela autora, o futuro parece muito tranquilo. Os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar – as ruas são extremamente limpas e organizadas e os meios de transporte são moderníssimos. Mas é esse mesmo governo, a quem todos chamam agora de Sociedade, é que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer.

“Quando penso sobre de onde veio a ideia para este livro, tenho que dar todos os méritos ao meu marido”, revela a autora. “Nós estávamos tendo uma conversa sobre casamento, e ele perguntou: e se o governo pudesse decidir com quem as pessoas deveriam casar, e se este sistema fosse realmente excelente? E então nós começamos a falar sobre a ideia das pessoas serem divididas por pares.”

A partir deste momento, Ally Condie cria um clima de angústia e expectativa em função da culpa que a adolescente sente por estar se desviando do que a Sociedade espera. Ao contrário de outras obras de ficção científica, o livro não é centrado em cenas de ação. “O
universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas.”

Lançado em novembro de 2010, os direitos do livro já foram vendidos para mais de trinta países e a adaptação para o cinema será feita pela Disney em associação com a Offspring Entertainment, após uma acirrada disputa com a Paramount Pictures.”

(Porém, até o momento não soubemos de nenhuma série produzida baseada nesta trilogia.)

Veja o Book trailer do livro feito pela Penguin Teen:

Dados Técnicos:

Título: DESTINO
Autora: Ally Condie
Trilogia
Ano: 2011
Páginas: 240
Editora: Suma de Letras
Gênero: Literatura Estrangeira, Ficção, Distopia

Veja a pesquisa de preço para este livro Aqui!

 

 

Anúncios

5 comentários em “Resenha: Destino de Ally Condie

  1. janisedantas
    23/03/2016

    Uauuuuu arrasou na resenha, a menina é profissional.
    Mas essa trilogia me enganou, não foi nada do que esperava, mas o que não agrada a um, agrada a outro, e assim, a vida segue.
    Parabéns lindinha
    Bjoo

    http://janisecomousemcrise.blogspot.com.br/2016/03/destino.html

    Curtido por 1 pessoa

    • Débora
      23/03/2016

      Tbm não me agradou. Como disse, foi enfadonho. E Janise, na proxima brincadeira tu escolhe o livro.

      Curtir

      • janisedantas
        23/03/2016

        Vou escolher um romance beeeem meloso, com homem bonito e gostoso Hehehehe

        Curtir

  2. Pingback: Resenha: Travessia de Ally Condie | Cinderelas Literárias

  3. Pingback: Débora x Janise em Trilogia Destino de Ally Condie | Cinderelas Literárias

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 23/03/2016 por em Resenhas e marcado , , , , .
Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

Aqui estamos assim.... e vocês?
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: