Cinderelas Literárias

Mulheres espalhadas pelo Brasil, que amam livros principalmente…

Resenha: Exxodus, de Walacy WMachado

Por Débora.

exxodusResenha:

Estava eu conferindo a lista de livros grátis da Amazon, escolhendo pelo título de uma lista disponibilizada pela linda Re Sanrehd, quando me deparo com EXXODUS: pode um software amar um homem? Bem, abri o link e achei graça da capa, uma loira gostosa sentada sobre uma moto, ao fundo um cenário que lembra jogos de vídeo game. Ao conferir a autoria, pimba! Um homem, eu sabia, eu sabia! Uma capa dessas só podia ser feita por homem, talvez nerd. Preconceito? Nada disso, só experiência em livros mesmo. Mas então li a sinopse e decidi entrar no universo científico-distópico masculino.

O livro conta a historia de Alex, que vive numa sociedade fabricada (colmeia), onde os indivíduos são manipulados através de softwares ligados ao modem fixados em suas cabeças.  Eles vivem uma vida material que é totalmente sem graça,  quase como autômatos,  não questionam nada, não fazem nada que não tenha sido previamente autorizado e se sentem felizes com a vida que levam, claro que isso é corroborado pelo fato de eles também viverem uma realidade virtual na maior parte do seu dia. Nessa realidade eles podem fazer o que quiserem e ser como quiserem, mas tudo é controlado pelos chefões e caso algo de errado seja percebido, a pessoa passará por nova programação. Neste contexto, vive Alex, mas ele é diferente, quase um erro, as vezes nem sabe como ainda não foi mandado ao Expurgo (onde vivem os excluídos da Colmeia),  odeia o mundo virtual, acredita que as pessoas fogem de suas vidas medíocres para viverem num mundo de fantasia, mas acaba se apaixonando por uma Inteligência Artificial avançada e apesar de seus preconceitos, ele decide ficar com ela.

O enredo é complexo, principalmente por conta dos diálogos que envolvem termos da computação, mas tem muita dinâmica,  ação, muitas mentiras sendo reveladas e o desenvolvimento de um software que se apaixona justamente por quem é avesso ao mundo interativo virtual.  A história, narrada em terceira pessoa, nos cativa pelo suspense em saber quando, como e onde Alex ficará com Lyara, e se a sociedade sucumbirá ou não.

 

Sinopse:

Pode um software amar um homem?

Exxodus é um thriller de ação, suspense e ficção científica que conta a história de um amor impossível entre um software e um homem. Criado em formato “light novel” a obra possui mais de 17 ilustrações que ambientam a narrativa.

Uma distopia. O mundo colapsou e existe apenas uma única metrópole habitada.
Os sobreviventes estão divididos em duas castas, os que habitam dentro da Colmeia com alto padrão de vida, e os que habitam o Expurgo além das muralhas, uma terrível favela cyberpunk.

Alex é um detetive e investiga fatos que se iniciam no Expurgo e que acabam revelando uma rede de rebeldes dentro da Colmeia. Ele se depara com terríveis segredos e precisará fazer uma escolha.
Involuntariamente ele é o herói.

Lÿarah é um software de personalidade feminina que trabalha com Alex dentro do Metaverso. Entre conflitos e revoltas em um mundo em transição ela tenta descobrir até onde é autêntica, até onde ela é um individuo dotado de personalidade e alma. Até que ponto ela é meramente um código de programação, algoritmos e funções pré-determinadas? E até que ponto ela pode ser vista ou se reconhecer como uma forma de vida?

Seria possível o amor entre homem e máquina?

Escrito por WMachado e com ilustrações de PH Marcondes.
WMachado é publicitário, mercadólogo e designer gráfico. Autor de inúmeros cursos e publicações sobre informática e tecnologia.
PH Marcondes foi o desenhista regular das séries “Hardy Boys”, “Lego”, “Ninja Go” e da revista mensal dos “Power Rangers” pela editora estadunidense Papercutz. Atualmente ilustra a série Zodiac Legacy criada pela lenda viva das HQs Stan Lee.

Existe lógica nas emoções? Como você explicaria o amor para um computador? Prepare-se para questionar seus sentimentos com Exxodus!

 

Ficha Técnica:
Título: Exxodus: Pode um software amar um homem?
Autor: Walacy WMachado
Páginas: 301
Formato: e-book
Gênero: Ficção Científica, Distopia, Romance

Link para o livro na Amazon

 

Anúncios

Deixe um comentário apreciamos sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Follow Cinderelas Literárias on WordPress.com

Siga-me no Twitter

Instagram

#harrypotter #harrypotter20 #harrypotter20thanniversary #harrypotter20 Li os dois primeiros e amei! Aguardando ansiosamente pelo terceiro!!!!! Mais livros por favor!
Design by Patrícia
%d blogueiros gostam disto: